A Univates convida a comunidade a mergulhar no universo da criatividade e da expressão artística e cultural. Nos dias 23 e 24 de abril, a instituição realizará a quarta edição do evento “Arte na Universidade” e 10 anos do Centro Cultural. O evento, que acontecerá nos períodos da manhã, tarde e noite, conta com uma vasta programação, que inclui oficinas, saraus literários, batalhas de rimas e apresentações musicais. A IV Arte na Universidade e 10 anos do Centro Cultural Univates é um evento gratuito e aberto ao público.
Segundo a coordenadora de Arte da Universidade, professora Fabiane Olegário, o evento é uma iniciativa da Instituição com o objetivo de proporcionar experiências estéticas aos participantes por meio de um conjunto de propostas artísticas e culturais. “Neste ano, o evento se soma aos 10 anos do Centro Cultural Univates para comemorar a data, destacando a importância deste espaço para a academia e também para a comunidade”, acrescenta o professor.
O ensaio aberto e a Oficina de Experimentação com Vocal Univates abrirão a programação do evento na tarde do dia 23 de abril, em frente ao Diretório Central de Estudantes (DCE). Ao longo dos dois dias de programação, os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes formas de arte, da literatura à música, passando pelas artes visuais, em diversos espaços da Universidade, como o Teatro Univates, salas de aula, Labrinque e Biblioteca Univates. Os palestrantes serão artistas locais e regionais, professores e alunos da Univates.
Gabriela Leal
Entre os participantes da oficina está a escritora Gabriela Leal, que participará pela primeira vez do Arte na Universidade. Vencedora na categoria conto do Prêmio Açorianos de Literatura 2023, Gabriela explica que, durante sua oficina, intitulada “Verso Adentro, Prosa Afora: ímpeto e resistência na escrita”, a proposta é brincar com o deslocamento de sentido como gatilho para expressão poética. “A ideia é que, a partir dessa leve suspensão, possamos criar uma resposta ou um diálogo baseado em outros textos, mas de forma a criar uma unidade completa em si e investida de protagonismo autoral. Cada pessoa poderá escolher a forma estética que achar mais adequada ao trabalho que pretende realizar a partir das provocações da oficina”, explica o escritor, que comemora a oportunidade de participar do evento, destacando a importância de espaços que valorizem arte em suas variadas expressões. .
A novidade desta edição é o “Espaço do Artista”. Entre os Edifícios 11 e 12, o público poderá acompanhar o processo criativo de cada artista, como se se tratasse de um ateliê ao ar livre. A proposta é que, durante aproximadamente duas horas, os criadores trabalhem, transferindo momentaneamente seus espaços de criação para o campus, permitindo assim que o público acompanhe de perto o desenvolvimento de suas obras, possibilitando a interação direta entre o artista e a comunidade presente. Além disso, será possível adquirir obras diretamente dos artistas.
Veja abaixo a programação completa do evento.
Outro destaque da programação é o Festival de Bandas, que acontecerá das 19h às 22h, em comemoração aos 10 anos do Centro Cultural Univates, no Teatro Univates. Para a coordenadora do setor de Cultura e Eventos, Mariana Betti, o evento tem como objetivo aproximar os artistas do seu público, proporcionando a oportunidade para bandas locais se apresentarem no palco do Teatro, gratuitamente. Bandas interessadas em participar podem se inscrever via site do evento, clicando aqui.
O evento é aberto à comunidade, não sendo necessário ter vínculo com a Instituição para participar das ações. Todas as atividades são gratuitas e não requerem nenhum conhecimento prévio. Para participar basta inscrever-se na atividade desejada. Clique aqui para se inscrever. Algumas atividades não necessitam de inscrição prévia.
Dúvidas sobre o evento podem ser direcionadas para e-mails artenauniversidade@univates.br ou ventos@univates.br.
Cronograma completo:
23/04
O evento começa às 16h30 com ensaio aberto e Oficina de Experimentação com Univates Vocais, em frente ao DCE.
Às 19h, às saguão A partir do piano do Teatro e do Edifício 1, haverá um recital de piano, com transmissão em tempo real por dois pianistas, com músicas intercaladas. Simultaneamente, das 19h às 22h, acontece o Festival de Bandas, em comemoração aos 10 anos do Centro Cultural Univates, no Teatro Univates.
24/04
As atividades começam às 8h, com música no Prédio 11.
Logo a seguir, a partir das 8h, iniciam-se as Oficinas de Contação de Histórias, no espaço aberto entre os Edifícios 2 e 7, e, em simultâneo, a oficina com sequência de jogos, em Labrinque.
Às 9h, na Biblioteca, acontecerão as atividades Literatura e Produção Audiovisual e “Entre Literatura e Audiovisual: o roteiro”, nas salas CRIE_TI e Aula+, respectivamente. Às 9h40, no Edifício 12, haverá intervenção do Projeto Palhaço durante o intervalo das aulas.
A tarde promete diversas atividades, como Oficina de Graffiti, às 13h30, na escadaria do Prédio 3; “Teatro: Meu Rio de Aventuras”, às 14h, no Teatro Univates; e intervenções do projeto Palhaço e Beatlelogia no Edifício 7.
Às 17h00, haverá uma atividade sobre “A Arte Terapia?”, seguida de criação artística, que decorrerá na sala 202 do Edifício 7.
À noite, a partir das 18h, saguão no 3º andar da Biblioteca, um Workshop sobre Ficar de pé. Entretanto, a partir das 18h15, haverá uma Iniciação Musical e FlashMob na sala 304 do Edifício 1. O intervalo com café e música ao vivo será entre as 18h30 e as 19h00.
Às 19h, está marcada uma oficina de experimentação teatral na sala 201 do Edifício 7.
A partir das 19h10 decorrerão diversas atividades em simultâneo em diferentes espaços da Instituição:
- Entre o Teatro e a Biblioteca Univates acontecerá a batalha de rimas. Em frente ao DCE será realizada uma aula aberta de zumba.
- No auditório do Prédio 11 acontecerá a Oficina de Apreciação Musical “Humana Música”, transmitida ao vivo pela plataforma Univates AoVivo.
- Simultaneamente, terá lugar o Sarau Arte da Palavra na sala CRIE_TI da Biblioteca, enquanto na sala 302 do Edifício 7 decorrerá a atividade “Verso Adentro, Prosa Afora: ímpeto e resistência na escrita”.
- No Teatro Univates, a Escola de Música Josélia Jantsch Ferla fará uma apresentação, enquanto no Prédio 11, na sala 101, haverá uma atividade de pintura cega.
O programa termina com as atividades “Arrastar na Universidade”, em Labrinque; Espaço do Artista, entre os Edifícios 11 e 12; e, por fim, roda de capoeira com Mestre Karkará, em frente ao Prédio 2, também marcada para começar às 19h10.
—————————————————————————————————————————————————————
mestre do az
mestre do a z
uol mail pro
www bol com br entrar
tv google