Seja para diminuir os números na balança ou simplesmente para adotar um estilo de vida mais saudável, muitas pessoas têm buscado reduzir o consumo de açúcar refinado. Afinal, o excesso do produto aumenta o peso corporal e o risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes.
Porém, vale destacar que abandonar o produto não significa ter uma alimentação menos saborosa. “Escolher uma alimentação saudável não precisa significar abrir mão do prazer doce, pelo contrário, trata-se de escolher fontes mais naturais de açúcar”, destaca a endocrinologista Gisele Lorenzoni, especialista em nutrição.
Como substituir o açúcar?
Segundo ela, os sucos de frutas devem ser tomados sem adição de doces. Além disso, recomenda a substituição do açúcar refinado por alternativas mais saudáveis nas nossas sobremesas.
A especialista aponta opções como mel, xilitol ou tâmaras que não só acrescentam doçura, mas também trazem benefícios nutricionais adicionais.
“Esta simples mudança pode ter um impacto significativo na nossa saúde a longo prazo, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o risco de vários problemas de saúde”, afirma o médico.
3 Cartões_Fotos_Galeria
O consumo excessivo de açúcar está diretamente ligado a sérios problemas de saúde. Comer muitos doces e carboidratos, por exemplo, pode aumentar a chance de desenvolver diabetes, câncer, obesidade, entre outros.
***Foto-pessoa-comendo-doce-2.jpg
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apesar dos efeitos nocivos do açúcar serem bastante divulgados, o Brasil é um dos países que mais consome a substância no mundo.
Conny Marshhaus/Getty Images
***Foto-pessoa-comendo-doce-5.jpg
O brasileiro consome pelo menos 80g de açúcar por dia, valor superior ao recomendado: 25g a 50g diariamente, considerando uma dieta de duas mil calorias
Imagens Flashpop/Getty
***Foto-pessoa-comendo-doce-4.jpg
Segundo especialistas, o açúcar tem propriedades viciantes e desencadeia uma série de reações no corpo humano. Além de causar alergias, a ingestão excessiva da substância pode desativar o sistema imunológico e deixar o indivíduo mais propenso a adquirir infecções.
Imagens Westend61/Getty
***Foto-pessoa-comendo-doce.jpg
O excesso de açúcar no corpo faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem e, depois de um tempo, despenquem. Além disso, o corpo pedirá mais e, caso não consiga, começará a enviar sinais de retirada. Consequentemente, o indivíduo entra num ciclo compulsório de fome e o desejo por doces aumenta
wundervisuals/Getty Images
***Foto-Pessoas-Sentindo-Bad.jpg
A partir daí, o problema só piora. O corpo para de funcionar corretamente e graves problemas de saúde começam a surgir
milanvirijevic/Getty Images
***Foto-pessoa-com-os-dentes-a-mostra.jpg
A funcionalidade e a elasticidade dos tecidos são perdidas, o que provoca o envelhecimento prematuro. Problemas de visão e cáries dentárias também são possíveis. Além disso, podem ser provocadas doenças autoimunes; e a saúde do cabelo, ficam comprometidas
Fotografia de Eric Raptosh/Getty Images
***Foto-pessoa-se-consultoria.jpg
O consumo excessivo da substância também pode causar diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares, ansiedade, estresse, baixa energia, problemas intestinais, enxaquecas, instabilidade emocional, entre outros.
Tom Werner/Getty Images
***Foto-pessoa-comendo-doce-7.jpg
Apesar do que possa parecer, não é necessário cortar totalmente o açúcar, mas sim consumi-lo com moderação.
Jose Luis Pelaez Inc/Getty Images
***Foto-pessoa-fazendo-exercício.jpg
Ter controle sobre a quantidade de açúcar ingerida ajuda tanto na perda de peso quanto na melhora da qualidade de vida. Exercício físico, alimentação balanceada e uma boa noite de sono podem ajudar a reduzir o vício em doces
Thomas Barwick/Getty Images
0
Leia o artigo completo em Saúde em diaparceiro de Metrópoles.
Acompanhe o editorial de Saúde No instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
uol famosos
globo bbb
www uol com br email
esporte net vip
top mídia news