Envelhecer com saúde é o objetivo de muitas pessoas. Porém, para que isso aconteça, é necessário seguir uma rotina alimentar nutritiva e ter um estilo de vida saudável, incluindo a prática de atividades físicas diariamente. Nesse caso, existem três exercícios recomendados para essa faixa etária.
“A atividade física traz vários benefícios importantes. Um deles é o fortalecimento da saúde óssea, principalmente quando praticado ao longo da vida”, explicou Marco Túlio, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, ao jornal CNN Brasil.
Segundo a profissional, os melhores exercícios físicos para envelhecer com saúde são os aeróbicos, como caminhada ou corrida, e a musculação. Exercícios de flexibilidade, como ioga e pilates, também estão na lista para um envelhecimento saudável.
“Os exercícios resistidos, como a musculação, são benéficos para o fortalecimento dos músculos, enquanto os exercícios de flexibilidade evitam o encurtamento muscular. Quanto ao cérebro, é importante uma mistura de todas essas atividades”, afirmou Marco Túlio.
Para alcançar os benefícios oferecidos pelos exercícios físicos, o especialista recomenda realizá-los com supervisão, orientação e apoio de profissionais qualificados. Outra dica é fazer uma avaliação médica e respeitar os limites do seu corpo.
Idosos mais saudáveis
Um estudo realizado por psicólogos da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, constatou que idosos que praticam musculação e aeróbica preservam melhor saúde cerebral em comparação com pessoas sedentárias da mesma idade.
A pesquisa contou com a participação de 184 idosos saudáveis, com idades entre 85 e 99 anos. Destes, cerca de 70% já praticavam algum exercício físico antes da pesquisa.

3 Cartões_Fotos_Galeria
Com o passar do tempo, o corpo entra num processo natural de envelhecimento e ganhar massa muscular pode ser um pouco mais complicado. No entanto, não é impossível. Quando aliado a bons hábitos alimentares e físicos é possível alcançar massa magra
Oleg Breslavtsev/Getty Images

Como obter massa muscular (1)
Uma das principais dicas para ganhar massa muscular é ter equilíbrio energético, praticar musculação e se alimentar corretamente.
FOTÓGRAFO EXTREMO/ Getty Images

Como obter massa muscular (10)
Ter uma boa rotina de sono também é fundamental, pois uma boa noite de sono favorece o processo metabólico e promove a recuperação do organismo após a prática de exercícios físicos.
Imagens Flashpop/Getty

Como obter massa muscular (9)
Para obter bons resultados, outra dica é contratar um personal trainer, pois ter o acompanhamento de um profissional qualificado para te ajudar no que você realmente precisa, dentro das limitações do seu corpo, é o segredo para alcançar o sucesso.
Thomas Barwick/Getty Images

Como obter massa muscular (8)
As atividades físicas promovem aumento da capacidade cardiorrespiratória e do bem-estar geral. Além disso, ajudam a prevenir o câncer e o diabetes. Para quem tem mais de 50 anos e quer ganhar massa muscular, o CrossFit é uma ótima opção.
A Boa Brigada/Getty Images

Como obter massa muscular (7)
Após os 40 anos, o corpo reduz a produção de hormônios, o tônus muscular e aumenta o acúmulo de gordura. Portanto, os idosos têm mais dificuldade em iniciar a prática de atividades físicas, principalmente se tiverem histórico de sedentarismo no passado.
Jose Luis Pelaez Inc/Getty Images

Como obter massa muscular (6)
Apesar disso, uma rotina saudável é capaz de gerar um círculo virtuoso, em que os níveis hormonais melhoram, o corpo ganha massa magra e o indivíduo fica mais enérgico.
Imagens de meio ponto/Getty Images

Como obter massa muscular (5)
O consumo de proteínas também ajuda no ganho de massa muscular. Porém, para atingir seu objetivo é necessário ajustar a alimentação consumida ao longo do dia.
Imagens de Júpiter/Getty Images

Como obter massa muscular (3)
A ingestão de água também é extremamente importante para quem quer tonificar o corpo. Além de todos os benefícios que o líquido traz, as fibras musculares são compostas por 75% a 85% de água.
Guido Mieth/Getty Images
0
Os participantes que praticaram exercícios aeróbicos, como natação e ciclismo, ou atividades de força apresentaram melhor desempenho cognitivo. Vale ressaltar que os resultados foram positivos independente da intensidade ou duração dos exercícios.
“Os resultados não são apenas números. Representam competências de pensamento do mundo real que podem afetar a qualidade de vida daqueles que entram na idade de ouro”, concluíram os autores do estudo, publicado na revista GeroScience.
sol png
whatsapp logo
o globo absolutamente
notícias de hoje g1
globo g1