Neste domingo, 26, o Exército retirou soldados que informaram erroneamente aos moradores de Canoas, no Rio Grande do Sul, que um dique próximo ao bairro Mathias Velho havia rompido. As tropas obtiveram a informação e, sem confirmá-la, passaram a ordenar a evacuação das áreas de risco. Após negação da prefeitura de Canoas, a Força admitiu “erro processual” e informou que os militares envolvidos foram afastados de suas funções.
Os militares integraram a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, subordinada à 5ª Divisão do Exército, e atuaram na Operação Taquari 2, prestando apoio humanitário ao estado atingido pelas enchentes. A Força pediu desculpas “sinceramente pelo ocorrido”.
Segundo o comunicado do Exército, a denúncia do rompimento do dique foi recebida pelas tropas na madrugada de domingo. Às 19h13, a prefeitura de Canoas negou a situação no X (antigo Twitter) e classificou a informação como fake news. O Exército abrirá uma investigação para apurar como as informações falsas chegaram às tropas e por que foram repassadas sem serem previamente verificadas.
“Militares que atuavam no bairro Mathias Velho souberam, sem confirmação, que um dique havia rompido e imediatamente passaram a comunicar erroneamente aos moradores a necessidade de evacuação de áreas consideradas de risco. procedimento”, diz a nota.
Segundo boletim da Defesa Civil gaúcha deste domingo, 26, as fortes chuvas que atingem o Estado desde o final de abril resultaram em 169 mortos e 56 desaparecidos.
Leia a íntegra do comunicado do Exército Brasileiro
A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Unidade de Grande Porte subordinada à 5ª Divisão do Exército, informa que, na noite de domingo, 26 de maio de 2024, por volta das 18h, foi notificada sobre um incidente envolvendo tropas integrantes da Operação Taquari 2. no apoio às ações de ajuda humanitária no município de Canoas.
Militares que atuavam no bairro Mathias Velho souberam, sem confirmação, do rompimento de um dique e imediatamente passaram a comunicar erroneamente aos moradores a necessidade de evacuação de áreas consideradas de risco.
O Exército Brasileiro esclarece que esta situação resultou de grave erro processual. Foram adotadas medidas administrativas para apurar rigorosamente os fatos. Os militares diretamente envolvidos foram afastados de suas atividades durante o processo de investigação.
A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada reitera seu compromisso com a população atingida pela catástrofe ambiental, especialmente os moradores de Canoas-RS e manifesta sua solidariedade a todos os moradores que foram informados erroneamente e pede sinceras desculpas pelo ocorrido.
joias vip
site uol
uol pro
bola de futebol png
bolo de futebol png
oi google tudo bem