O espetáculoTom na Fazenda, estrelado por Armando Babaioff, Denise Del Vecchio Gustavo Rodrigues e Camila Nhary está em cartaz há 7 anos e concluiu em maio uma turnê de sucesso de três meses por vários países europeus. Agora, a produção que acumulou prêmios e se consolidou como sucesso volta ao Brasil.
Desta vez Brasília foi a cidade escolhida para a primeira apresentação do premiado espetáculo, com quatro datas: de 6 a 9 de junho. Em entrevista com Metrópoleso ator Armando Babaioff confessou que está ansioso para voltar a se apresentar em terras brasileiras.
“É ótimo apresentar essa peça na Europa, mas melhor ainda é apresentá-la no Brasil. Sinto falta do público brasileiro. Estamos há muito tempo longe de casa e sentimos falta da reação e da emoção dos brasileiros. É diferente, tem muita coisa que nos conecta”, afirma.
Na história de Tom na Fazenda, Tom vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro. Ao chegar, descobre que sua sogra nunca tinha ouvido falar dele e não sabia que seu filho era gay. Nesse austero ambiente rural, Tom se envolve em uma trama de mentiras e a fazenda vira palco de um perigoso jogo de aproximações e contradições.
O roteiro, adaptado do texto do canadense Michel Marc Bouchard, traz brasilidade personificada pelas histórias de vida dos atores. “Senti necessidade de aproximar o texto da minha realidade. Quando fiz a tradução, mudei as referências geográficas, climáticas, culturais e gastronômicas canadenses e acrescentei coisas bem simples da realidade de qualquer lugar do Brasil”, diz Babaioff.
No palco, temas como homofobia, patriarcado e choque cultural, expostos na sinopse do espetáculo, são abordados de forma artística e crítica. Segundo Babaioff, esse é um dos pontos fortes de Tom na Fazenda.
“A peça é uma provocação. Provoca as pessoas a vivenciarem a violência. Em primeiro lugar, estou fazendo um exercício sobre a violência e os vários tipos de violência nesta peça, como a homofobia e o patriarcado. Apesar de conter elementos contemplativos, é uma peça que provoca reflexões baseadas na arte.”
Armando Babaioff
“Quando esse texto é engolido por um artista brasileiro e incentivado por entidades brasileiras, por artistas brasileiros, na realidade que vivemos neste país, o texto ganha força. É aí que se torna um manifesto, uma crença. Isso é muito poderoso, fazer isso é muito prazeroso”, complementa a artista.
Elenco se dá bem com a equipe
A peça está em exibição há 7 anos e não sofreu alterações estruturais significativas. Mensalmente, o elenco formado por Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Gustavo Rodrigues e Camila Nhar apresenta espetáculos semelhantes, acompanhados por uma equipe de outras oito pessoas que auxiliam na produção. Eles se identificam como uma “grande família”.
“Estamos vivendo esse sonho juntos há sete anos. É emocionante, temos uma ligação pessoal muito forte, que nos une e protege. Trabalhar com essas pessoas é uma das maiores alegrias da minha vida, porque é tudo real. Subimos ao palco para conquistar o prato do dia a dia”, comemora Babaioff.
Tom na Fazenda e a volta a Brasília
O espetáculo Tom na Fazenda foi apresentado na capital da República em 2018, durante o Festival Internacional Cena Contemporânea, no CCBB Brasília. Questionado sobre o retorno após seis anos, Armando Babaioff afirmou que a peça volta a Brasília com a mesma emoção e estrutura.
“Nada mudou no show. Nós que mudamos. Já não somos as mesmas pessoas e a sociedade já não é a mesma de há seis anos. Tudo isso afeta a peça, que absorve essas mudanças. É curioso, porque a obra continua tendo sentido e o público se renova”, disse.
Antes mesmo da estreia em Brasília, uma sessão extra foi aberta ao público devido à grande procura. Novas datas do Tom na Fazenda no Brasil, bem como um documentário com as experiências da equipe na Europa, podem ser conferidos em redes sociais da peça.
Tom na Fazenda
De 6 a 8 de junho, às 20h. No dia 9 de junho, às 20h. Royal Tulip Theatre (SHTN Seção 1 Conjunto 1B – Bl. C). Ingressos a partir de R$ 80 (meia entrada). À venda on-line. Não recomendado para menores de 18 anos.
mestre do az
mestre do a z
uol mail pro
www bol com br entrar
tv google