Após 17 meses do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Nordeste permanece fiel ao chefe do Executivo. É a única região do país em que 50% dos eleitores declaram acreditar que o atual governo é “melhor” que o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dados são de pesquisas PowerDate realizada de 25 a 27 de maio de 2024.
Nesta região, 36% acham que a gestão petista é “pior” que a anterior e 10% dizem que é “igual”.
No Sudeste, há empate técnico – quando os resultados de algumas respostas ficam dentro do limite da margem de erro, de 2 pontos percentuais. No grupo demográfico, 36% dizem que Lula é “melhor” que Bolsonaro e 34% dizem que ele é “pior”. Outros 28% igualam as administrações e declaram-nas “iguais”.
Nas outras três regiões, a maioria acredita que o petista dirige um governo “pior” que o seu antecessor: Centro-Oeste (62%), Norte (56%) e Sul (55%).
O apoio do Nordeste foi o que garantiu a vitória de Lula nas eleições de 2022. Na 2ª região com mais eleitores do país, o petista obteve 69,34% dos votos – cerca de 29 milhões de votos – e venceu a disputa contra o ex-presidente, que conquistou mais votos em outras regiões do país.
Embora o Nordeste seja a única região em que 50% dos eleitores preferem Lula a Bolsonaro, os percentuais, quando comparados com os números registrados nas urnas em 2022, também indicam que, assim como na avaliação do governo sobre a população em geral, a popularidade de Lula e o da sua administração também estão caindo na região.
Os infográficos acima destacam a dificuldade de Lula em ampliar seu apoio e a decepção de parte dos eleitores que votaram no petista.
A pesquisa foi realizada por PowerDateempresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados no período de 25 a 27 de maio de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram realizadas 2.500 entrevistas em 211 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PowerDate faz dezenas de milhares de ligações. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados entrevistados que representem fielmente a população como um todo. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Poderdata
O conteúdo de PowerDate podem ser lidos nas redes sociais, onde são compartilhados infográficos e notícias. Acompanhe os perfis da divisão de pesquisa da Poder360 no Twitter, Facebook (NASDAQ :), Instagram e LinkedIn.
METODOLOGIA
A pesquisa PowerDate foi realizado no período de 25 a 27 de maio de 2024. Foram entrevistadas 2.500 pessoas com 16 anos ou mais em 211 municípios das 27 unidades da Federação. Foram aplicadas ponderações paramétricas para compensar desproporcionalidades nas variáveis sexo, idade, escolaridade, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
As entrevistas foram realizadas por telefone (para telefones fixos e celulares), utilizando o sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve as perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.
Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Devido a esse processo, é possível que a soma de alguns resultados seja diferente de 100. Podem aparecer diferenças entre as frequências totais e os percentuais nas tabelas de cruzamento de variáveis devido a ocorrências de não resposta. Este estudo foi realizado com recursos próprios da empresa. PowerDateuma empresa de pesquisa que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo.
consignado público
bmg med
emprestimo pessoal servidor publico
tabela empréstimo consignado
juro empréstimo consignado
banco bmg mais próximo
valor emprestimo consignado
help bmg telefone
calcular empréstimo consignado