A Escola Sá Pereira, em Botafogo, no Rio de Janeiro, foi surpreendida pela iniciativa dos alunos que criaram uma rede solidária e arrecadaram doações para crianças que sofreram com as enchentes no Rio Grande do Sul no mês passado.
A campanha surgiu através de um dos alunos do 3º ano do ensino fundamental que estava visitando sua família quando o estado foi atingido pelas enchentes. Portanto, o aluno faltou à aula. Ao retornar ao Rio de Janeiro, contou aos colegas o que presenciou.
A mobilização começou com estudantes indo para outras salas com cartazes divulgando a campanha.
A diretora pedagógica da Sá Pereira, Jade Moura, relatou que a princípio a ideia era embrulhar as doações como presentes, mas perceberam que o procedimento poderia atrapalhar a distribuição. Em seguida, embalaram as doações em sacos transparentes e os alunos categorizaram os itens.
Até o momento, foram doados 730 itens, entre bonecos, bichos de pelúcia, livros e jogos. Além disso, são as próprias crianças que organizam e embalam as doações. Alunos de oito anos escreveram cartas de solidariedade e empatia para enviar junto com os brinquedos.
brinquedos para categorizar crianças
A campanha já recebeu 730 itens
Arquivo pessoal
etiquetas para brinquedos
A separação e rotulagem são feitas pelos alunos
Arquivo pessoal
crianças-separando-os-brinquedos
Alunos de oito anos escreveram cartas de solidariedade e empatia para enviar junto com os brinquedos.
Arquivo pessoal
classes reunidas (1)-comprimidas
0
“As crianças conseguem sentir uma ligação mais direta e emocional com outras crianças que sofrem, como acontece com muitas no Rio Grande do Sul. Para eles, brinquedos e itens que proporcionem conforto e diversão ajudam a restaurar uma sensação de normalidade, o que ajuda a proporcionar conforto emocional”, afirmou Jade Moura, diretora pedagógica da Sá Pereira.
A escola faz parte do grupo Raiz Educação, que reúne escolas de diversos estados, incluindo Canoas e Porto Alegre, cidades fortemente afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. No total, são 10 escolas da rede que estão arrecadando galochas, luvas e material escolar.
Sá Pereira realizou um encontro virtual entre a escola carioca e alunos e educadores gaúchos. Neste ponto foi possível entender a situação no RS.
“É extremamente importante desenvolver nas crianças e nos jovens competências e habilidades socioemocionais relacionadas com a empatia, a solidariedade, o respeito pela vida e pelos outros”, afirmou a diretora.
Outro ponto fundamental da conversa é ouvir quais doações são mais necessárias, como galochas e luvas. “Muitas vezes esses itens não são tão óbvios, então para que a ação solidária seja ainda mais assertiva é importante se manter informado sobre o que doar”, explicou Marcia Andrea Schmidt, diretora geral do Colégio Leonardo da Vinci, em Canoas.
A primeira etapa da campanha, realizada por estudantes, chega ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (30/5), por meio de uma ligação entre a mãe do estudante que estava no estado e uma empresa de transporte. A escola continuará com a campanha pelos próximos dias.
Doações de todo o país e do exterior
As doações ao RS ultrapassaram 3 milhões de itens na última semana. A água potável se destaca como a categoria com maior número de repasses de outros estados brasileiros: mais de 1.525.624 litros.
Muitos países também fizeram doações ao Rio Grande do Sul. O governo italiano enviou um avião militar com ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (29/5).
A aeronave transportou materiais solicitados pelas autoridades brasileiras e equipamentos especializados para emergências humanitárias, como remédios e insumos médicos para o tratamento de cerca de 100 mil pessoas no período de três meses, barracas para 4.500 pessoas, 5 geradores de 60 kVA/h, 2 potabilizadores com capacidade de produzir 64 mil litros de água potável por dia, 4 tanques de 10 mil litros para armazenamento de água potável, totalizando 30 toneladas de mercadorias.
A entrega foi acompanhada pelo Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e pelo Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.
A companhia aérea TAP Air Portugal, esta terça-feira (28/5), realizou um voo especial para transportar mais de 11 toneladas de ajuda humanitária recolhidas em Portugal e destinadas a ajudar as vítimas da calamidade.
Como doar
Uma onda de solidariedade varreu o Brasil, depois que o Rio Grande do Sul enfrentou a maior tragédia climática de sua história.
janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push(mode: “rec-reel-2n5-a”, container: “taboola-mid-article-reco-reel”, posicionamento: “Mid Article Reco Reel”, target_type: “mix” );
Órgãos públicos, entidades privadas, igrejas e outras instituições se mobilizaram para organizar campanhas de doações desde o início das enchentes no estado.
Ó Metrópoles separou uma lista de iniciativas para quem quer ajudar moradores da região afetada pela catástrofe. Olhe aqui.
banco pan numero
emprestimo bpc loas voltou
site banco pan financiamento
como funciona o crédito consignado
antecipação fgts pan
agora crédito
redução de parcela emprestimo
pan consignado telefone