Há quem normalize a sensação de cansaço e falta de energia. Uma pessoa que já lida com esses sintomas há algum tempo pode acabar se adaptando a eles, acreditando ser o novo normal. Porém, sensações como cansaço excessivo e desânimo podem muitas vezes revelar um desequilíbrio nutricional. Para que o corpo funcione bem é preciso ajustar não só o consumo de carboidratos e proteínas, mas também de micronutrientes, como vitaminas e minerais essenciais à saúde.
No grupo das vitaminas, costuma faltar a vitamina B12, principalmente em vegetarianos e veganos, que consomem poucos alimentos de origem animal. No entanto, a deficiência não se limita apenas a esses indivíduos.
A deficiência também pode ocorrer por deficiência no processo de absorção da vitamina através da digestão, pois ela depende de moléculas específicas do estômago para que a absorção ocorra de maneira adequada.
Há também o caso de pacientes idosos, que sofrem com atrofia da mucosa gástrica, devido ao envelhecimento, além daqueles que fazem uso de antibióticos e antiácidos — que também dificultam a produção de moléculas estomacais e, posteriormente, a absorção.
Portanto, você já pode perceber que a deficiência pode ser mais comum do que esperamos. Os sintomas mais comuns da falta dessa vitamina são fadiga, cansaço, desânimo, déficit de memória, disfunções cognitivas, demência e até transtornos depressivos. Ainda são comuns o aparecimento de aftas, formigamento, cólicas, queimação na língua, dores abdominais, queda de cabelo, perda de apetite e alterações no funcionamento intestinal.
Alguns estudos revelaram inclusive uma relação entre a vitamina B12 e o aumento do risco de acidente vascular cerebral, justamente porque a falta do micronutriente aumenta o risco de neuropatias e doenças cardiovasculares. Outras pesquisas também revelaram que mesmo os riscos de osteoporose podem ser aumentados quando há deficiência, pois afeta a formação óssea.
bem-estar
Faça mudanças inteligentes em sua dieta para perder peso
Imagens Getty
perder peso
Praticar atividade física é essencial
Pixabay
Mulher perde peso
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Imagens de Tim Platt/Getty
abacate para perder peso
Portanto, tente sempre se manter em boa forma
Alto astral/Reprodução
receita-de-suco-perder-peso-saúde-de-fim-de-ano
Se quiser perder peso, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás.
Imagens Getty
pílulas para perder peso
Evite erros comuns que atrasam a perda de peso
Imagens Getty
perda de peso
Como ter uma noite mal dormida e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay
dieta para emagrecer emagrecer
A gordura abdominal é perigosa
Imagens Getty
0
Pacientes que foram submetidos a cirurgias como gastrectomia, ou seja, retirada parcial do estômago, também podem receber orientações sobre a suplementação vitamínica, já que sua absorção tende a ficar comprometida.
Em termos nutricionais, a forma mais eficiente de manter o suprimento da vitamina no organismo é fazer uma boa ingestão de alimentos fontes dela, como fígado bovino, fígado de frango, marisco, atum, coração de frango, sardinha, ostras, caranguejo, salmão, carne bovina, ovo cozido, iogurte e leite.
é nutricionista com pós-graduação em Nutrição Clínica Esportiva
portal consig rj
o que significa margem consignavel
carteirinha do idoso manaus
dinheiro aposentados
bradesco financiamentos telefone 0800
pan boleto
como fazer empréstimo consignado auxílio brasil
numero banco pan falar com atendente
codigo 79 cartao de credito
emprestimos rj