O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), demitiu nesta terça-feira, 4, o secretário de Habitação, Marcus Vinicius Medina Costa, aliado político do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. O movimento do chefe do Executivo carioca desfaz aliança feita com os republicanos para as eleições municipais e afasta da campanha à reeleição o grupo de Waguinho, presidente estadual do partido, o ex-prefeito da capital Marcelo Crivella e Cunha.
A demissão de Marcus Vinicius foi publicada nesta terça-feira no diário oficial. Paes nomeou para a pasta Gustavo Freue, atual chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado. Argentino, Freue já comandou a Secretaria de Habitação entre 2022 e 2023 e a Secretaria de Esportes no segundo mandato de Paes.
Um dos motivos apontados por aliados do prefeito do Rio para o rompimento com os republicanos foi o cancelamento de uma licitação em andamento que beneficiaria a ONG Contato, investigada por contratos com a Fundação Ceperj e com ligações ao clã Brazão, denunciada como ordenante a morte da vereadora Marielle Franco. Segundo interlocutores de Paes, houve pressão do grupo republicano para que a licitação fosse adiante. Procurada pela reportagem, a Prefeitura do Rio ainda não havia se manifestado até a publicação desta matéria.
Os republicanos negam que a chegada do governo tenha qualquer ligação com a licitação em andamento que beneficiaria a Contato. Em nota, o partido afirma que Paes não cumpriu os compromissos assumidos com o partido ao assinar a aliança.
“O verdadeiro motivo da nossa saída deveu-se ao facto de na prática nenhum dos compromissos assumidos com o partido, quando acordámos assinar a aliança, ter sido cumprido, onde não foram feitas filiações de candidatos no partido, foram feitas nomeações em gotas, a maioria bloqueadas, obras prometidas mas não iniciadas, sem a menor garantia de sua efetiva execução, além do impacto nos resultados da nossa lista de vereadores, desses compromissos assumidos, mas não cumpridos a contento”, dizem os republicanos.
Além de Marcus Vinicius, também foram destituídos os presidentes da Rioluz, Raoni César Ras, e do IplanRio, Michell Yamasaki Verdejo, indicados pelos republicanos.
O partido de Waguinho, um dos aliados mais próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que vinha trabalhando para aproximar Paes dos republicanos, diz ainda que “a relação de confiança foi quebrada, devido às insinuações divulgadas sobre essa suposta contratação, o que enfatiza fica claro que os verdadeiros vencedores desta licitação já prestam serviços à prefeitura em outras secretarias, além de também prestarem serviços em emendas parlamentares de deputados aliados do prefeito, sem qualquer indício de qualquer irregularidade”.
“Não temos competência, embora ocupemos a Secretaria da Prefeitura, de definir quem ganha uma licitação, realizada de acordo com as normas legais, com critérios definidos pela gestão municipal, e sempre de forma transparente por meio de pregão eletrônico, ou chamada pública, onde o critério de decisão é o menor preço, observadas as condições técnicas previstas nos respectivos editais, feitos conforme normas da Prefeitura”, afirma.
consignado público
bmg med
emprestimo pessoal servidor publico
tabela empréstimo consignado
juro empréstimo consignado
banco bmg mais próximo
valor emprestimo consignado
help bmg telefone
calcular empréstimo consignado