Em seu discurso de posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira, 3, a ministra Cármen Lúcia afirmou que um dos principais desafios da Justiça Eleitoral é o combate às fake news e prometeu tomar medidas firmes contra as fake news no Eleições municipais de 2024.
“A mentira continuará a ser duramente combatida. O crime será investigado e, se comprovado, será punido de acordo com a legislação vigente”, disse o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
O combate à desinformação tem sido um dos temas prioritários da atuação do ministro no TSE. Foi Cármen Lúcia quem elaborou, por exemplo, a resolução que proibiu a divulgação de notícias falsas manipuladas por inteligência artificial, as chamadas deep fakes, e abriu caminho para punir plataformas que não removam rapidamente conteúdos falsos durante a campanha.
“A mentira espalhada pelo poderoso ecossistema digital de plataformas é um insulto tirânico à integridade das democracias. É um instrumento de covardes e egoístas”, continuou o ministro. “Se não quebrarmos o cativeiro digital, chegará o dia em que as próprias mentiras nos matarão.”
Cármen Lúcia disse ainda que as notícias falsas e os discursos de ódio difundidos nas redes sociais alimentam uma indústria lucrativa e precisam de ser combatidos com o “remédio eficaz da liberdade de informação séria e responsável”.
O ministro substituirá Alexandre de Moraes na presidência do TSE. Dona de um estilo mais discreto que seu antecessor, ela deve administrar a continuidade.
Cármen Lúcia iniciou o seu discurso de posse com um aceno ao colega. “A atuação deste grande ministro Alexandre de Moraes foi decisiva para eleições seguras, sérias e transparentes num momento de grande perturbação causada pela atuação dos antidemocratas”.
É a segunda passagem do ministro como presidente do TSE. Ela foi a primeira e única mulher a chefiar o tribunal, entre abril de 2012 e novembro de 2013.
‘Eleições transparentes’
Moraes quebrou o protocolo e fez um breve pronunciamento na abertura da cerimônia. Afirmou que Cármen Lúcia tem feito esforços para garantir a participação das mulheres na política e combater a fraude nas quotas de género. “Um defensor histórico do Estado democrático de direito.”
Defendeu ainda que o ministro garantirá “eleições livres, seguras e transparentes, consolidando ainda mais a nossa democracia”.
‘Pacificação’
O ministro Raul Araújo, inspetor da Justiça Eleitoral, disse que o ministro assume a missão de articular um “diálogo político fundamental para a paz, aguardada e almejada pela maioria da população”.
“Neste momento de particular agitação ainda presente em nosso cenário político, um dos membros mais admirados e qualificados do Poder Judiciário nacional torna-se presidente do TSE”, elogiou o corregedor do TSE ao acrescentar que a posse do ministro é um “aceno tranquilizador”.
Cármen Lúcia é a ministra mais bem avaliada pelos brasileiros, segundo pesquisa do instituto AtlasIntel feita a pedido do Estadão.
O ministro Kassio Nunes Marques tomou posse como vice-presidente do TSE.
Colegas do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), participaram da a cerimonia .
consignado público
bmg med
emprestimo pessoal servidor publico
tabela empréstimo consignado
juro empréstimo consignado
banco bmg mais próximo
valor emprestimo consignado
help bmg telefone
calcular empréstimo consignado