Por Faith Hung e Max A. Cherney e Ben Blanchard
HSINCHU/TAIPEI, Taiwan (Reuters) – A fabricante taiwanesa de chips TSMC, cujos principais clientes incluem a Nvidia (NASDAQ), disse nesta terça-feira que manteve conversações com alguns clientes sobre a transferência de suas fábricas para fora da ilha, em À medida que as tensões com a China aumentam, tal a mudança seria impossível.
As tensões entre a China e Taiwan aumentaram acentuadamente desde que Pequim lançou jogos de guerra em torno da ilha no mês passado, após a posse do presidente taiwanês, Lai Ching-te, que Pequim denuncia como um “separatista”.
“A instabilidade no Estreito de Taiwan é de fato uma consideração para a cadeia de abastecimento, mas quero dizer que certamente não queremos que ocorram guerras”, disse o presidente da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC), CC Wei, aos repórteres após a reunião geral anual do empresa.
O executivo disse que seria impossível transferir fábricas de chips para fora da ilha, já que 80% a 90% da capacidade de produção está em Taiwan.
Wei não mencionou os clientes com quem a TSMC manteve conversações sobre uma possível saída de Taiwan.
A TSMC discutiu com a OpenAI, criadora do ChatGPT, sobre o fornecimento de chips para aplicações de IA, proposta que a empresa taiwanesa considerou “muito agressiva”, disse Wei, sem dar mais detalhes.
“Ele é muito agressivo, agressivo demais para eu acreditar”, disse Wei, referindo-se ao presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman.
Altman conversou com a TSMC no ano passado sobre uma possível parceria para construir cerca de três dezenas de fábricas para garantir que a empresa pudesse adquirir chips suficientes para atender às suas necessidades crescentes, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.
As negociações foram cordiais, mas os funcionários da TSMC deixaram claro que o número de fábricas que Altman propunha era muito grande e que a TSMC temia não ser capaz de operá-las com a capacidade exigida ocupada em 80% ou mais, disse a fonte.
As projeções da TSMC na época não previam demanda suficiente para mais de 30 novas fábricas.
“NINGUÉM ESTÁ PREOCUPADO”
Apesar das tensões com a China, o tema da possível guerra e o seu impacto nas cadeias de fornecimento de chips mal foi abordado na feira anual de tecnologia Computex, em Taipei, esta semana, a menos que tenha sido mencionado pelos jornalistas aos executivos nos bastidores.
“Ninguém está preocupado com isso ainda”, disse Frank Huang, presidente da Powerchip Semiconductor Manufacturing, aos repórteres no evento, quando questionado se os clientes estrangeiros estavam pressionando as empresas taiwanesas a não produzirem no país devido às tensões.
“Acho que é claro que sempre há atividade militar ou confrontos, mas, novamente, Taiwan é muito importante para a IA – até os chineses sabem disso. Estamos bem, sem problemas”, disse ele.
A presidente-executiva da AMD (NASDAQ:), Lisa Su, também reiterou a importância de Taiwan na cadeia global de fornecimento de microprocessadores quando questionada sobre como as tensões com a China e seus jogos de guerra poderiam afetar o setor.
“Fazemos grande parte da nossa fabricação aqui com fornecedores importantes como a TSMC… E também temos vários parceiros que nos ajudam a construir o ecossistema aqui em Taiwan”, disse ela. “Do nosso ponto de vista, o resultado final é que é muito importante ter um ecossistema global.”
emprestimo consignado sem margem
qual banco faz empréstimo consignado para representante legal
margem emprestimo consignado
banco da família simulação empréstimo
qual banco faz empréstimo para representante legal do inss
consignacao emprestimo bancario
empréstimo para militares temporários
melhor banco para empréstimo consignado
bancos de empréstimos