O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinaram decretos de preservação ambiental nesta quarta-feira (6/5). O movimento aconteceu em meio às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Marina Silva também apresentou um panorama da atuação do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
Marina Lula
Marina Silva e Lula no Dia Mundial do Meio Ambiente
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
lula e marina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinaram nesta quarta-feira (5/6) decretos de preservação ambiental
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
lula
Lula assinou vários decretos de preservação no Dia Mundial do Meio Ambiente
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Marina Silva
O ministro comemorou a ampliação do Ministério do Meio Ambiente com criação de novas secretarias e reajuste do orçamento no ano passado em relação a 2022
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
0
A pesquisa destaca ações do departamento de Marina Silva no combate ao desmatamento e aos incêndios florestais e em medidas de desenvolvimento sustentável. O ministro comemorou a ampliação do Ministério do Meio Ambiente com a criação de novas secretarias e reajuste do orçamento do ano passado em relação a 2022.
A cerimônia contou com a presença dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); do Pará, Helder Barbalho (MDB); e da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Além dos presidentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires.
Confira os decretos assinados:
- Refúgio de vida selvagem do mico-pied
- Monumento natural das grutas de São Desidério
- Regulamentação da Lei nº 11.284/2006, sobre manejo de florestas públicas
- Comissão Interministerial de Mudanças Climáticas (CIM)
- Assistência extraordinária à COP30, no âmbito do Ministério do Ambiente e Alterações Climáticas
- Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável de Manguezais
- Estratégia nacional sobre bioeconomia e outras medidas
- Programa Cidades Verdes Resilientes
Exploração madeireira
Marina reforçou seu trabalho junto aos estados e municípios no combate ao desmatamento ambiental. “Quando nós [governo federal e estados] começamos a trabalhar juntos, conseguimos reduzir o desmatamento também nos estados. Uma demonstração de que o trabalho do governo federal é fundamental”, destacou.
A Amazônia, por exemplo, registrou queda de 40,5% no desmatamento de janeiro a maio de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O Cerrado teve uma redução menor na destruição de reservas nativas, de 12,9%, de janeiro a maio de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.
Confira a transmissão do evento:
Além do Fundo Amazônia, o ministro do Meio Ambiente indicou a possível criação do Fundo Caatinga. A proposta está sendo discutida no Consórcio Nordeste e deverá financiar o desenvolvimento sustentável do bioma, como ocorre na Amazônia.
“Bug do críquete”
Num breve discurso, o presidente Lula destacou que a “questão ambiental não é mais uma questão de ativistas, de estudantes universitários ou, como diziam, uma questão do bicho do críquete”, mas uma responsabilidade de todos.
“O mundo está cheio de desastres ambientais quase incontroláveis e quando a natureza se revolta é difícil de controlar. Precisamos, do Brasil, que é referência mundial em questões ambientais, ecológicas e de transição energética, precisamos fazer disso uma coisa de extrema importância para que possamos atrair investimentos para que possamos ajudar a devolver esses estados”, disse.
banco pan numero
emprestimo bpc loas voltou
site banco pan financiamento
como funciona o crédito consignado
antecipação fgts pan
agora crédito
redução de parcela emprestimo
pan consignado telefone