As casas emergenciais para famílias em abrigos no Rio Grande do Sul terão 18,9 metros quadrados (m²) e poderão acomodar até cinco pessoas. O governo chama essas estruturas de emergência. As unidades contarão com painel solar que será capaz de iluminar e carregar aparelhos portáteis, como tablets.
As unidades provisórias terão 2,83 m de altura, 5,68 m de comprimento e 3,32 m de largura. Haverá quatro janelas de ar e uma porta com fechadura. No interior, haverá uma cortina que poderá ser utilizada para dividir o espaço em dois ambientes.
O piso será de lona, podendo ser removível e lavável. Serão instaladas ao ar livre, mas os serviços comunitários, como a cozinha e a sala de jantar, ficarão num armazém coberto.
No Brasil, o modelo já é utilizado em Roraima e atende imigrantes venezuelanos.
As unidades serão instaladas em cinco Centros de Acolhimento Humanitário (CHAs) distribuídos em Porto Alegre (3) e Canoas (2) (ver mapa). Juntos, os centros terão capacidade para atender até 3,7 mil famílias.
“Os ACS são uma alternativa transitória e mais digna para os gaúchos que estão em abrigos temporários aguardando moradia definitiva anunciada pelo governo federal”, afirmou o vice-governador e coordenador do gabinete de crise, Gabriel Souza, durante a formalização dos centros nesta quinta-feira. (6/6).
No entorno dos ACS, a administração estadual afirma que estarão disponíveis unidades escolares e haverá acesso ao transporte público.
Pessoas que perderam suas casas e estão em abrigos temporários poderão permanecer nos locais. A seleção será realizada pelas prefeituras locais. O governo municipal também será responsável pelo fornecimento de água, saneamento e energia elétrica.
Ainda não há previsão de quando os CHAs estarão em funcionamento, mas isso deverá acontecer 20 dias após a contratação da empresa que realizará esse serviço. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) providenciará a instalação dos centros.
Estrutura
De acordo com governo do Rio Grande do Sulos ACS contarão com ambientes para crianças, animais de estimação, cozinha, lavanderia, fraldário e enfermagem, espaço para assistência médica e social, além de banheiros.
A maior parte desses serviços será instalada em galpão no mesmo terreno das unidades habitacionais.
Os espaços serão administrados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), que também fará a limpeza, cuidará da integração e das atividades de alimentação.
Atualmente, o governo do estado conta com 845 abrigos que abrigam 67,3 mil pessoas. Para atender a demanda, além de casas temporárias, será concedido aluguel social no valor de R$ 400 por mês para famílias em extrema pobreza e auxílio para reforma.
O governo considera ainda que algumas famílias regressarão às respectivas casas e outras poderão migrar para outras localidades.
janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push(mode: “rec-reel-2n5-a”, container: “taboola-mid-article-reco-reel”, posicionamento: “Mid Article Reco Reel”, target_type: “mix” );
Conjunto
A montagem deve ser feita de forma simples. Num exercício, o tempo de instalação foi de seis horas. As peças são transportadas em duas caixas que pesam 80 kg cada.
Um fio de metal esticado no chão formando um retângulo do tamanho exato da casa. As bases devem ser instaladas nos furos dos fios. Nestes pontos devem ser cavados buracos para que os tubos metálicos, que servem de pilares, possam ser fixados. São eles que sustentam a estrutura.
Depois disso, vigas de aço são utilizadas para reforçar a cobertura. A cobertura é feita de painéis plásticos. Em seguida, são instaladas as paredes, também em painéis. Depois disso, são fixadas no chão janelas, painel solar, luminária, mosquiteiro, cortina e lona. A porta é o último item a ser instalado.
Provisórias
O governo anunciou nesta sexta-feira (7/6) as casas provisórias. São estruturas de construção modulares sobre chassis metálicos. São 27 m² e serão 500, distribuídos nas localidades: Eldorado do Sul (250), Região Metropolitana (100) e Vale do Taquari (150).
Estas moradias terão 1 quarto, sala com cozinha e casa de banho (+) móveis e eletrodomésticos à medida. Para instalá-los é necessário um terreno medindo 10 x 6m.
banco pan numero
emprestimo bpc loas voltou
site banco pan financiamento
como funciona o crédito consignado
antecipação fgts pan
agora crédito
redução de parcela emprestimo
pan consignado telefone