O secretário executivo da Fazenda, Dario Durigan, disse que o ministério está aberto a discutir com o mercado e o Congresso a MP (Medida Provisória) 1.227 de 2024 – apresentada para aumentar a receita limitando a compensação dos créditos de PIS/Cofins. A medida, disse ele, faz parte de um projeto de reequilíbrio fiscal.
“É preciso entender, e eu entendo, que essa medida provisória é dura, e estamos amplamente abertos a discutir com o setor, com o Congresso“, disse Durigan no sábado (8.jun.2024) durante o Fórum do Grupo Esfera .
Ceticismo
Apesar da disposição demonstrada pelo número 2 do departamento, o Poder360 consultou 4 ministros do governo Lula sobre a chance de a medida ser aprovada como está. Todos Dizem que é impossível. Alguns temem que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), acelere a votação e dê mais uma derrota a Lula.
Parte do Congresso ficou insatisfeita por não ter participado da elaboração da medida que serve para compensar a isenção de 17 setores da economia e municípios com menos de 156 mil habitantes.
O STF deu ao Executivo e ao Legislativo 60 dias para aprovar uma medida para arrecadar os R$ 26,3 bilhões que a isenção fiscal custa por ano.
O ministro Fernando Haddad (Finanças) fez sozinho todo o planejamento da MP. Ele não convidou outros ministros. Ele é considerado centralizador dentro do governo.
Empresários x governo
Empresários elevaram o tom junto ao governo neste sábado (8 de junho), durante o Fórum Anual do Grupo Esfera.
Rubens Ometto, da Cosan (BVMF:), disse que Lula infringe a lei com impostos. Para o advogado Luiz Bichara, a MP é um “pedal”, em referência às operações contábeis que levaram ao impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016.
Para André Esteves, do BTG (BVMF:), o aumento da carga tributária chegou ao limite. Nesta segunda-feira (10 de junho), integrantes da Abrasca, que representa as empresas de capital aberto, se reunirão com Haddad para discutir a medida.
Apoiadores do presidente Lula saíram em sua defesa. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que há empresários que “precisam sair da plataforma”. Alexandre Silveira, ministro do MME, disse que o liberalismo “não resolve todas as áreas”.
FÓRUM ESFERA
Esta é a 3ª edição do Fórum Anual do Grupo Esfera. O grupo foi fundado em 2021 pelo empresário João Camargo, atual presidente da CNN Brasil. A CEO é Camila Funaro Camargo, sua filha. Organizou a 1ª edição, em novembro de 2022, a 2ª, em agosto de 2023, e a 3ª, em junho de 2024.
O profissional viajou a convite do Grupo Esfera.
consignado público
bmg med
emprestimo pessoal servidor publico
tabela empréstimo consignado
juro empréstimo consignado
banco bmg mais próximo
valor emprestimo consignado
help bmg telefone
calcular empréstimo consignado