Por Joanna Plucinska
BERLIM (Reuters) – A Europa precisará investir mais em combustíveis sintéticos de aviação se quiser atingir suas metas de emissões líquidas zero e descarbonizar a aviação até 2050, já que não pode depender apenas de biocombustíveis, disseram líderes da indústria, com muitos pedindo mais apoio de governos.
O combustível de aviação sustentável (SAF) baseado em biocombustíveis, feito de materiais como óleo de cozinha usado ou aparas de madeira, pode reduzir as emissões da aviação em até 80%, de acordo com autoridades do governo e da indústria, e é visto como uma importante solução verde para o setor .
Mas há escassez de matérias-primas para produzir combustível suficiente a partir de materiais orgânicos. É necessário investir em combustíveis sintéticos mais caros, produzidos a partir do hidrogénio ou da captura de carbono, conhecidos como e-SAF, para garantir que a Europa possa cumprir os seus objetivos ambientais.
Apenas um punhado de refinarias produz e-SAF, considerado ainda mais limpo do que o SAF baseado em biocombustível, e poucas companhias aéreas se comprometeram a comprá-lo.
“Definitivamente precisamos do e-SAF para trazer ao mercado a quantidade necessária para os mandatos de mistura inicialmente e depois até 2050, para que todas as aeronaves possam voar com SAF”, disse Uwe Gaudig, que trabalha em projetos de SAF para a empresa. empresa de engenharia Griesemann Group na Alemanha.
O SAF representa apenas 0,2% do uso global de combustível de aviação, sendo a maioria produzida com biocombustíveis baseados em matérias-primas orgânicas. Uma razão para a adoção lenta é o preço – o SAF baseado em biocombustível custa entre três e cinco vezes mais do que o combustível de aviação tradicional.
O SAF sintético é substancialmente mais caro do que isso, dizem os especialistas, com estimativas mostrando que pode ser até dez vezes mais caro que o combustível tradicional.
SEGURANÇA DE INVESTIMENTO
A União Europeia está a oferecer alguns subsídios para o e-SAF ao abrigo de novas regras para impulsionar a utilização de combustíveis verdes em todo o bloco, mas os líderes da indústria dizem que os governos precisam de investir mais em infra-estruturas e produção.
“O preço é uma coisa. A outra coisa é que precisamos de estabilidade e de regulamentações governamentais”, disse Gaudig nos bastidores do Berlin Airshow na semana passada.
Sem regras claras, tais como mecanismos de segurança de preços e garantias claras, o sector terá dificuldades para prosperar na Europa, disseram funcionários que trabalham nos produtores de SAF.
(Reportagem de Joanna Plucinska)
consignado bpc loas
telefone do siape
bxblue é confiavel
o que significa bl no whatsapp
simulador do picpay
siape telefone
minha conta bk bank
simuladores de emprestimos consignados
imagens de empréstimo
noverde telefone
simulação de empréstimo para aposentado
empréstimo para negativados em curitiba
bpc emprestimos