“Que outros racistas tenham medo, tenham vergonha e se escondam nas sombras”, declarou o atacante brasileiro Vinicius Júnior nesta segunda-feira (10), momentos após a La Liga (entidade que organiza o Campeonato Espanhol de Futebol) anunciar que três pessoas foram condenadas à prisão por racismo insultos lançados contra ele. Segundo a entidade, esta é a primeira sentença deste tipo proferida pela Justiça espanhola.
“Muitos me pediram para ignorar, muitos outros disseram que minha luta foi em vão e que eu deveria apenas ‘jogar futebol’. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Sou um algoz de racistas. Esta primeira condenação criminal na história de Espanha não é para mim. É para todos os negros. Que outros racistas tenham medo, tenham vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado à La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nesta convicção histórica. Tem mais por vir”, publicou o jogador do Real Madrid (Espanha) e seleção brasileira em seu perfil em uma rede social.
Muitos me pediram para ignorar, muitos outros disseram que minha luta foi em vão e que eu deveria apenas “jogar futebol”.
Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Sou um algoz de racistas. Esta primeira condenação criminal na história de Espanha não é para mim. É porque…
– Vini Jr. 10 de junho de 2024
Ataques racistas
Os cantos racistas que levaram a essas condenações foram proferidos por torcedores do Valência (Espanha) durante uma partida contra o Real Madrid, em maio do ano passado. Em comunicado, a La Liga destacou que os arguidos foram considerados culpados de crime contra a integridade moral com agravante de discriminação por motivos racistas.
Os três torcedores foram condenados a oito meses de prisão e pagaram as custas do caso. Eles também serão banidos por dois anos dos estádios que receberão jogos organizados pela La Liga ou pela Real Federação Espanhola de Futebol.
“Esta é a primeira condenação deste tipo proferida em Espanha, na sequência de um processo levado a tribunal pela La Liga, com o apoio da Real Federação Espanhola de Futebol, do Real Madrid e, nas últimas semanas, da própria vítima, Vinicius Júnior”, disse a LaLiga.
Ainda segundo a entidade, durante a audiência os réus leram uma carta na qual pediam desculpas a Vinicius Júnior e ao Real Madrid.
“Essa decisão é uma ótima notícia no que diz respeito ao combate ao racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Júnior. e envia uma mensagem clara às pessoas que vão a um estádio de futebol para desfilar insultos. La Liga irá identificá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais para eles”, disse o presidente da entidade, Javier Tebas.
emprestimo para pensionista do inss
emprestimo sem margem consignado
simular emprestimo bb
empréstimo para agora
simular emprestimo consignado inss
emprestimo de 10 mil para negativado
comparar empréstimos
emprestimo pessoal para aposentado online
emprestimo consignado para negativados
emprestimo inss simulador
empréstimo consignado assalariado
empréstimo para negativado rj
emprestimo para bpc loas