Por Nicolás Misculin
BUENOS AIRES (Reuters) – O Senado argentino deu ao presidente libertário Javier Milei uma importante vitória, aprovando um projeto de reforma e um pacote fiscal, mas o triunfo não veio sem um preço, e a Câmara desidratou ambas as leis para aprová-las. eles.
Na noite de quarta-feira, o Senado aprovou, pela menor margem, os termos gerais da lei “básica” de Milei, um impulso ao seu programa de austeridade que agradou o mercado financeiro e melhorou as contas públicas, mas também atingiu duramente a economia do país.
Na madrugada desta quinta, o Senado também aprovou os termos gerais de um pacote tributário, mas rejeitou pontos específicos sobre impostos e patrimônio.
Embora as leis devam agora regressar à Câmara dos Deputados para que a Câmara ratifique as alterações, o apoio do Senado foi crucial para Milei, um economista excêntrico e antigo comentador de televisão que assumiu a Presidência em Dezembro, prometendo reformar a economia em dificuldades. Argentina.
A vitória destacou a capacidade de Milei de convencer aliados conservadores e centristas, apesar do seu partido libertário ter apenas uma pequena minoria de assentos no Congresso. A aprovação também ocorreu em meio a protestos violentos contra a lei perante o Parlamento.
“É simbólico ter demonstrado que uma minoria tão clara em ambas as Câmaras pode obter a aprovação de uma lei tão importante”, disse o seu chefe de gabinete, Guillermo Francos, num comunicado.
A aprovação ajudou esta quinta-feira os títulos internacionais na Argentina, com os investidores aliviados por não ter havido desaprovação de uma lei que inclui artigos sobre privatizações e incentivos ao investimento.
Mas o governo teve que negociar muito, concordando com mudanças nos planos de incentivo ao investimento e retirando do projeto a privatização de empresas estatais como a companhia aérea nacional e os correios.
Ernesto Revilla, economista para América Latina do Citi, disse em nota aos clientes que a aprovação é uma vitória para Milei, mas que teve um custo: “Em nossa opinião, a aprovação marca uma vitória agridoce para o governo Milei, com o aprovação de uma lei que está em tramitação há seis meses, mas que tem sido constantemente diluída no processo”, escreveu.
Nas ruas, os argentinos não tinham consenso: “Para ser sincero, isso é um desastre. Acho que o que aprovaram foi terrível”, disse Laura Cancinos nesta quinta-feira, numa rua movimentada de Buenos Aires. “Para mim, parece que ainda não percebemos as consequências.”
Juan Pablo Echevesti, que se dirigia ao seu local de trabalho, mostrou-se mais optimista: “Não vejo como haveria outra opção que não uma mudança radical, na forma como estão a propor. Não concordo 100%, mas acredito que seja uma mudança favorável. Espero não estar errado.”
(Reportagem de Nicolas Misculin; reportagem adicional de Karin Strohecker, Libby George, Miguel Lo Bianco e Hernan Nessi)
consignado bpc loas
telefone do siape
bxblue é confiavel
o que significa bl no whatsapp
simulador do picpay
siape telefone
minha conta bk bank
simuladores de emprestimos consignados
imagens de empréstimo
noverde telefone
simulação de empréstimo para aposentado
empréstimo para negativados em curitiba
bpc emprestimos