O Federal Reserve Bank de Nova Iorque divulgou hoje dados que mostram que a taxa de juro neutra, também conhecida como R-Star, manteve-se em 0,7% no primeiro trimestre de 2024. Esta taxa, que é o nível a que a economia está a crescer com estabilidade inflação, não sofreu alteração em relação ao valor revisado do último trimestre de 2023.
O R-Star estável indica que o ambiente de taxas de juro baixas, que tem sido a norma há vários anos, persiste. O conceito R-Star tem recebido níveis flutuantes de atenção por parte dos decisores políticos dos bancos centrais, e a sua actual estabilidade contrasta com a sua crescente expectativa de que o período de custos de financiamento extremamente baixos antes da pandemia do coronavírus possa não regressar.
Na quarta-feira, os responsáveis da Reserva Federal, actualizando as suas previsões trimestrais, aumentaram as suas estimativas da meta de longo prazo para a taxa dos fundos federais pela segunda vez consecutiva. De 2,5% em dezembro, foi ajustado para 2,6% em março e agora chega a 2,8%.
Este ajustamento implica que as opiniões dos responsáveis sobre o R-Star estão a aumentar, uma vez que a previsão incorpora a meta de inflação de 2% da Fed mais uma estimativa do R-Star, sugerindo que os responsáveis acreditam que o R-Star seja de cerca de 0,8%, o que é ligeiramente superior ao o número atual do Fed de Nova York.
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, falando aos repórteres após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, desaconselhou a interpretação exagerada da mudança ascendente na previsão da taxa de longo prazo. Descreveu a taxa de juro neutra como um conceito teórico que não pode ser observado directamente e observou que as estimativas R-Star não são um factor determinante para decisões políticas imediatas.
Ainda assim, Powell reconheceu que o aumento na previsão das taxas de longo prazo reflecte uma mudança nas perspectivas, indicando uma crença de que é pouco provável que as taxas regressem aos níveis muito baixos pré-pandemia.
John Williams, presidente da Fed de Nova Iorque e um dos principais defensores do quadro R-Star, também acredita que o R-Star não é particularmente útil para a tomada de decisões sobre taxas de juro de curto prazo. Em comentários feitos no mês passado, Williams expressou incerteza sobre um aumento permanente e neutro das taxas de juros, citando a falta de dados de apoio.
A relevância do R-Star diminuiu à medida que os responsáveis da Reserva Federal lutam para compreender o impacto da política monetária na economia. Apesar dos aumentos significativos das taxas de juro, a economia não abrandou tanto como previsto, levantando questões sobre se as taxas actuais são suficientes para controlar a inflação.
A actual taxa dos fundos federais, que varia entre 5,25% e 5,5%, é considerada ligeiramente mais restritiva do que o nível de cerca de 5% sugerido por várias regras de política monetária, de acordo com um relatório recente do Fed de Cleveland. Os responsáveis da Fed concordam que a política monetária está actualmente restritiva, como evidenciado por declarações públicas.
A Reuters contribuiu para este artigo.
Esta notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informações, consulte nossos Termos de Uso.
consignado bpc loas
telefone do siape
bxblue é confiavel
o que significa bl no whatsapp
simulador do picpay
siape telefone
minha conta bk bank
simuladores de emprestimos consignados
imagens de empréstimo
noverde telefone
simulação de empréstimo para aposentado
empréstimo para negativados em curitiba
bpc emprestimos