Ó Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) abriu processo administrativo interno contra o ex-BBB Matteus Amaral. Ingressou no curso de engenharia agrícola utilizando cotas raciais, e acabou sendo exposto nas redes sociais.
Matteus Amaral Vargas ingressou no curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica em 2014 no IFFar, ocupando uma das vagas reservadas para candidatos negros e pardos. Naquela época, o único documento exigido para cadastrar candidatos às vagas reservadas a negros e indígenas era a autodeclaração.
Segundo o IFFar, ainda não houve “denúncia sobre a entrada de Matteus Amaral Vargas”. Mas, após o caso viralizar nas redes sociais, o Instituto abriu um processo administrativo interno. De 2020 a 2022, a instituição recebeu 35 denúncias de suspeita de fraude nas autodeclarações de candidatos e 21 autodeclarações foram rejeitadas, resultando em sanções legais aplicáveis aos inscritos.
Matteus alega erro
No Instagram, o ex-BBB Matteus Amaral se isentou de culpas e disse estar arrependido do ocorrido. “O cadastro foi realizado por terceiro, que errou ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio”, alegou Matteus em nota publicada nos stories da rede social.
Ele destacou ainda que considera esta uma política importante para o país e disse lamentar a situação. “Lamento profundamente qualquer impressão de que teria procurado beneficiar indevidamente desta política, o que nunca foi a minha intenção”, assegurou.
Matteus disse ainda lamentar “qualquer transtorno causado” e afirmou ser um “defensor ativo da igualdade racial e social”. “Agradeço a oportunidade de esclarecer esse assunto e peço desculpas por qualquer mal-entendido que possa ter ocorrido”, finalizou o ex-BBB.
Leia a nota completa:
“Recentemente surgiu a informação de que, em 2014, estava matriculado no curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha na modalidade cotas para pessoas negras.
Esta nota visa esclarecer as circunstâncias deste pedido e expressar a minha posição relativamente ao mesmo.
O cadastramento foi realizado por terceiro, que errou ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio. Entendo a importância fundamental das políticas de cotas no Brasil.
Por isso, lamento profundamente qualquer impressão de que procurei beneficiar indevidamente desta política, o que nunca foi a minha intenção.
Reafirmo o meu pesar por qualquer inconveniente causado e o meu compromisso contínuo em ser um defensor ativo da igualdade racial e social. Agradeço a oportunidade de esclarecer este assunto e peço desculpas por quaisquer mal-entendidos que possam ter ocorrido.
defina barato
credito para aposentado
empréstimo consignado aposentado inss
simulador emprestimo bb
siape login
banco pan empréstimo para negativado
site de empréstimo
click max criar conta
banco bmx
consig são paulo
empréstimos consignados para negativados
simular empréstimo consignado bb
emprestimo cnpj rapido
emprestimos para negativados curitiba
emprestimos para loas