Numa estreia histórica, o Papa Francisco falou hoje na cimeira do G7, enfatizando a necessidade crítica da supervisão humana da Inteligência Artificial (IA). O pontífice, que tem 87 anos e agora usa cadeira de rodas devido à sua mobilidade limitada, foi calorosamente recebido pelos líderes das economias mais avançadas do mundo, incluindo os Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Japão, como bem como de convidados de outras nações.
Durante o seu discurso, o Papa Francisco descreveu a IA como uma “transformação semelhante a uma época” e destacou os seus potenciais benefícios e riscos. Ele expressou a sua preocupação de que a IA não deveria poder tomar decisões de vida ou morte ou controlar o destino humano. “Nenhuma máquina deveria escolher tirar a vida de um ser humano”, disse ele, destacando a importância de preservar a vida e a dignidade humana.
O papa reconheceu o entusiasmo em torno da IA e a sua capacidade de expandir o acesso ao conhecimento. No entanto, também alertou para o potencial de aumento da injustiça entre nações avançadas e em desenvolvimento, e entre classes sociais dominantes e oprimidas. Ele instou os líderes políticos a garantirem o uso responsável da IA, o que pode ser benéfico e frutífero.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, anfitriã da cimeira, já tinha destacado os riscos que a IA representa, especialmente para o mercado de trabalho. A Itália tomou medidas para regular a utilização da IA, tendo aprovado no início deste ano um projeto de lei que estabelece diretrizes e sanções para crimes relacionados com a IA.
O G7, num rascunho da sua declaração final hoje, anunciou planos para desenvolver uma estratégia para se preparar para as futuras competências e educação necessárias para aproveitar a revolução da IA. O Papa Francisco, no seu discurso, destacou a dupla natureza da IA, capaz de libertar os humanos de tarefas laboriosas e de fazer avançar a investigação científica, mas também suscetível de espalhar informações falsas e de reforçar culturas dominantes.
O envolvimento do papa com os líderes, incluindo um abraço do primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau e uma conversa com o presidente dos EUA, Joe Biden, sublinhou a importância da sua mensagem num momento em que o papel da IA na sociedade é um tema de debate global e de formulação de políticas.
A Reuters contribuiu para este artigo.
Esta notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informações, consulte nossos Termos de Uso.
emprestimo sem margem inss
emprestimo onde fazer
empréstimos auxílio
taxa para emprestimo consignado
contratar empréstimo
empréstimos mais baratos
empréstimo pessoal pensionista
comparar empréstimo
empréstimo cnpj novo
crédito consignado simulação
como fazer consignado