Arraial D’Ajuda (Bahia) – “Quem bebe desta água ou se banha nela sempre retornará.” A mensagem pintada na escadaria do chafariz Nossa Senhora D’Ajuda, em Arraial D’Ajuda, resume uma lenda local que faz muitos turistas reservarem alguns minutos para passar por ali. Recentemente eleito um dos destinos mais acolhedores do mundo, o bairro de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, é um pequeno paraíso preservado, com natureza exuberante, capaz de fazer qualquer viajante se apaixonar e se entregar ao ritual.
Vizinha de Trancoso e Caraíva, outras duas rotas populares da região, Arraial D’Ajuda foi a primeira cidade brasileira a conquistar o título de destino mais acolhedor do mundo em Prêmios de avaliação de viajantesque teve sua 12ª edição lançada no início deste ano.
A premiação da Booking.com acontece anualmente e reconhece o compromisso com a hospitalidade e a excelência dos prestadores de serviços de viagens em 221 países e territórios.
Com base em dados de reservas e pesquisas realizadas na plataforma, o serviço posiciona Arraial D’Ajuda como o quarto destino mais reservado na Bahia pelos turistas do país durante as férias de janeiro, depois de Salvador, Porto Seguro e Morro de São Paulo.
O bairro também se destaca como o terceiro local mais procurado pelos brasileiros no estado para o feriado de Corpus Christi, no final de maio, e para as férias escolares de julho. Na frente estão apenas a capital baiana e a cidade de Porto Seguro, que também inclui Arraial.
Além dos brasileiros, o destino também é popular entre os estrangeiros. Quem mais procurou o local para passar o feriado de Corpus Christi neste ano foram os argentinos.
Atrações imperdíveis
O litoral paradisíaco, com águas que ficam cristalinas dependendo da maré, areias douradas e vegetação abundante, é um convite ao relaxamento e à contemplação. Não à toa, as praias, a tranquilidade e o contato com a natureza foram aspectos citados pelos viajantes que recomendam o destino.
A Praia do Mucugê, por exemplo, é perfeita para quem busca acessibilidade, enquanto a Praia da Pitinga oferece paisagens deslumbrantes com suas falésias coloridas. A Mata Atlântica complementa o cenário, proporcionando sombra e frescor, além de abrigar uma rica biodiversidade.
A guia de turismo Juliana Monteiro explica que a preservação do local se deve principalmente à população, que constantemente denuncia e se mobiliza para conter ameaças de desmatamento, crescimento desordenado e especulação imobiliária. “Nem sempre foi assim, a internet ajudou muito as pessoas a se conscientizarem da importância de preservar Arraial”, explica.
Batizada com o nome de sua praia mais badalada, a Rua do Mucugê – considerada por muitos a mais charmosa do Brasil e Bróduei, que faz alusão à Broadway, famosa via de Nova York (EUA), ambas enfeitadas com paralelepípedos, possuem lojas de artesanato que vendem de tudo de joias a peças de arte. A culinária é outro destaque: os restaurantes oferecem pratos típicos baianos, como acarajé e moqueca, e rica culinária internacional, sempre com um toque local.
O Centro Histórico, coração do destino, também é outro ponto turístico imperdível. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o local abriga a idílica Praça da Igreja e um importante marco histórico, pois foi onde a vila iniciou sua história em 1549, quando foi iniciada a construção da Igreja de Nossa Senhora. de Santa Maria começou. ‘Ajuda.
O destaque de Arraial, porém, é a hospitalidade. A população é sem dúvida uma das principais razões do sentimento acolhedor que envolve o visitante. Conhecidos pela simpatia, os porto-seguros que moram na antiga vila de pescadores fazem questão de receber quem chega, seja com um sorriso caloroso, uma conversa amigável ou uma recomendação de passeio. O sentimento de pertencimento é imediato e é fácil entender porque tantos turistas voltam ano após ano.
Outro motivo, segundo a guia Juliana, é o fato do bairro ser mais barato se comparado a Trancoso e Caraíva. “Aqui costumamos dizer que Arraial é para todos os gostos e bolsos. Porque é de mais fácil acesso e também porque tem muito mais opções para tudo, tanto serviços de alimentação e bebidas como alojamento”, destaca.
Para conhecer Arraial D’Ajuda, assim como os demais bairros, o profissional recomenda que o visitante reserve 10 dias para a viagem. “Se quiser fazer uma pausa mais longa, é uma ótima ideia ficar um dia em Trancoso, ou dois ou mais em Caraíva”, afirma.
Como chegar a Arraial D’Ajuda
Para chegar a Arraial D’Ajuda, o viajante pode escolher Porto Seguro como primeira parada. O aeroporto da cidade, por exemplo, fica a 10 km do centro do bairro se a travessia de acesso mais comum for por balsa (há opções para pedestres ou carros). No entanto, também é possível viajar por estrada, cerca de 68 km (1 hora de viagem, em média).
Qual é a melhor época para visitar?
A alta temporada em Arraial d’Ajuda acontece entre dezembro e março, ou seja, durante o verão oficial do Brasil. Embora as temperaturas sejam mais adequadas para um destino de praia, há mais turistas nesta época devido às férias escolares, festas de fim de ano e inverno em outros países do mundo. A baixa temporada ocorre de abril a junho, quando as temperaturas são mais amenas e há menos viajantes circulando na vila.
Onde comer
Cajoá
Cajoá Cozinha, localizada na Praça da Igreja, 194. Aberto de segunda a sábado, das 16h às 22h45. Mistura cozinha brasileira e internacional
Reprodução/Instagram
Restaurante Octo
Octo Restaurante, na Rua do Mucugê 246 Praça Caminho do Mar Arraial. Especializado em frutos do mar e culinária mediterrânea. Abre das 12h às 23h30
Divulgação
Rosa Bistrô
Roza Bistrô, Praça da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda. Foco na culinária internacional e contemporânea com sabores baianos. Aberto de segunda a sábado, das 14h às 23h
Divulgação
0
Onde ficar
Vila
Ó Vila Bela Vista Tem uma classificação de 9,2 para alojamento individual. O apart-hotel está localizado a 90 metros da Praia de Araçaipe, possui piscina para quem quer relaxar depois da praia e conta com apartamentos bem completos, com cozinha própria e sala ampla.
Reprodução/Reserva
Mar Paraíso Hotel
Ó Mar Paraíso Hotel Possui nota 9,4 para hospedagem com crianças. Com excelente localização nas areias da praia de Mucugê e a apenas 300 metros do centro, esta hospedagem oferece ainda reservas para atividades como kitesurf, passeios off-road e mergulho.
Reprodução/Reserva
Santa Aldeia Hotel
Uma excelente opção é o Santa Aldeia Hotelcom nota 9,4 para casais, que fica próximo à Praia do Parracho e oferece estacionamento privativo gratuito, sauna, piscina externa e academia, além de alguns quartos com varanda com vista para o mar
Reprodução/Reserva
0
O repórter viajou para Arraial D’Ajuda a convite da Booking.com
sol png
whatsapp logo
o globo absolutamente
notícias de hoje g1
globo g1