O julgamento do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump aconteceu nesta quinta-feira (30/5) e gerou repercussão internacional. No Brasil, porém, ele foi além e até gerou apostas.
O apresentador José Luiz Datena afirmou que apresentará o Brasil Urgente de cueca caso o empresário seja preso. Embora tenha sido considerado culpado pelo júri no caso em que foi acusado de fraude contabilística, Trump só será condenado em 11 de julho.
“Se o cara (Trump) for preso, vou apresentar o programa de cueca como no Brasil e na Alemanha”, garantiu Datena durante o Brasil Urgente desta quinta-feira, em conversa com o repórter Eduardo Barão.
Datena
Um dia após a alta, Datena é novamente internado e passa por nova cirurgia
reprodução
Donald Trump realiza comício de campanha presidencial em Green Bay, Wisconsin
Imagens de Scott Olson/Getty
Datena no tamanho certo VERMELHO
Apresentador José Luiz Datena (PSDB)
reprodução
Donald Trump realiza comício de campanha presidencial em Green Bay, Wisconsin
Imagens de Scott Olson/Getty
Datena VERMELHO
Datena
Banda/Reprodução
Donald Trump
Ex-presidente Donald Trump
Justin Lane – Piscina / Imagens Getty
0
Donald Trump declarado culpado pelo júri dos EUA
O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi considerado culpado pelo júri dos Estados Unidos no caso em que foi acusado de fraude contabilística. Ele é o primeiro ex-presidente do país a ser condenado criminalmente pelos tribunais norte-americanos.
Trump foi julgado por 12 membros do júri e o veredicto precisou do consenso de todos. O grupo o considerou culpado pelas 34 acusações que enfrentou no caso envolvendo a ex-atriz pornô Stormy Daniels.
Segundo a acusação, o ex-presidente norte-americano teria ocultado o pagamento de US$ 130 mil, com despesas de campanha, à atriz pornô. A investigação mostra que o objetivo de Trump com o pagamento era silenciar um caso extraconjugal.
O político norte-americano de 77 anos alegadamente falsificou documentos comerciais para pagar 130 mil dólares durante a campanha presidencial de 2016. A atriz alegou que eles tiveram um encontro sexual. Trump se declarou inocente e disse que não tinha um relacionamento com Daniels.
A pena do ex-presidente ainda não foi definida. A previsão é de que seja lançado em 11 de julho. Agora condenado, Trump pode pegar até quatro anos de prisão, mas não deve ser preso, pois certamente irá recorrer e poderá ter a sentença convertida em multa ou liberdade condicional.
O ex-advogado de Trump, Michel Cohen, supostamente fez o pagamento de US$ 130 mil a Daniels do próprio bolso, em nome do ex-presidente, em 2016. Ele foi advogado do ex-presidente por 10 anos, até que os dois se separaram. eles tiveram um desentendimento e ele testemunhou contra Trump nesse caso.
Cohen afirmou, em seu depoimento, que pagou do próprio bolso à atriz pornô para encobrir o caso, que, segundo ela, teria ocorrido 10 anos antes das eleições de 2016.
Cohen disse no depoimento que Trump concordou com o pagamento e depois fez um plano para reembolsar o ex-advogado em parcelas mensais disfarçadas de honorários.
O ex-advogado foi a última testemunha do caso. Ele se lembrou de algumas falas de Trump, antes de romper com o ex-presidente: “Apenas lide com isso” e “isso foi um desastre, um maldito desastre. As mulheres vão me odiar.
As 34 acusações pelas quais o ex-presidente foi condenado estão divididas da seguinte forma:
- 11 em relação a honorários advocatícios falsos;
- 11 relacionados a cheques emitidos pelo ex-presidente ou usados com seus fundos para reembolsar Cohen;
- 12 relacionados a registros contábeis feitos para reembolsos nos livros de Trump.
Condenação não impede candidatura
Mesmo que seja condenado pelo júri, o ex-presidente não está impedido de concorrer à Casa Branca. Nem mesmo assumindo novamente a Presidência.
Agora condenado, Trump pode pegar até quatro anos de prisão. No entanto, o histórico dos EUA sobre o crime de fraude contabilística mostra que o republicano só deveria ser multado e ter liberdade condicional. Além disso, a expectativa é que o político recorra da condenação.
Trump enfrenta outros três processos judiciais, mas nenhuma das audiências deverá ocorrer antes de 5 de novembro, data das eleições.
janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push(mode: “rec-reel-2n5-a”, container: “taboola-mid-article-reco-reel”, posicionamento: “Mid Article Reco Reel”, target_type: “mix” );
mestre do az
mestre do a z
uol mail pro
www bol com br entrar
tv google