O Ministro das Finanças em exercício, Dario Durigan, comemorou nesta segunda-feira (27/5) o resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB), de 0,8% no primeiro trimestre (de janeiro a março) deste ano. Durigan chefia o departamento enquanto o titular, Fernando Haddad, cumpre sua agenda na Europa.
“É mais um sinal concreto de que a agenda está a evoluir a bom ritmo e na direção certa. O PIB cresceu, no primeiro trimestre de 2024, 0,8%, o que me parece bastante satisfatório, principalmente quando olhamos alguns detalhes, principalmente a indústria de transformação e o aumento dos investimentos no Brasil”, avaliou o secretário-executivo do ministro Haddad.
foto-dario-durigan-fazenda2
foto-dario-durigan-fazenda1
Dario Carnevalli Durigan, secretário executivo do Ministério da Fazenda
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
0
Durigan admitiu ainda que “é claro” que a situação no Rio Grande do Sul é preocupante, principalmente em relação às receitas dos meses de maio e junho, mas considerou: “Acho que, com as medidas de apoio, as ajudas ao Estado que estão sendo realizada tanto pelo governo federal quanto pelo Congresso Nacional, veremos também uma recuperação do estado em nível mais acelerado, acima da média nacional no segundo semestre”.
Tesouro aumenta projeção do PIB para 2024 de 2,2% para 2,5%
“Gostaria de comemorar os dados do PIB que saíram recentemente, me parecem muito importantes, mostrando que continuamos acima da média, surpreendentemente, na direção certa”, acrescentou.
Mais cedo, a Secretaria de Política Econômica do ministério informou, em nota oficial, que “permanecem as incertezas quanto à estimativa de crescimento para 2024” e destacou que, apesar da recuperação observada, a expectativa é de desaceleração no ritmo de crescimento no próximo trimestre ( abril, maio e junho), “refletindo a calamidade no Rio Grande do Sul”.
Resultado do PIB
De acordo com o que foi divulgado na manhã desta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB brasileiro cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024, em relação ao quarto trimestre de 2023. Do ponto de vista da produção, os destaques foram os serviços (1,4%) e a agropecuária (11,3%), enquanto a indústria permaneceu estável (-0,1%). ). O número ficou dentro do consenso do mercado, que previa exatamente 0,8%.
O PIB, que representa a soma dos produtos e serviços finais do país em determinado período, totalizou R$ 2,7 trilhões no primeiro trimestre de 2024. No mesmo período, a taxa de investimento foi de 16,9% do PIB, abaixo dos 17,1% registrados no primeiro trimestre de 2023. A taxa de poupança foi de 16,2%, ante 17,5% no mesmo trimestre de 2023.
Em relação ao primeiro trimestre de 2023, o PIB aumentou 2,5%. A indústria (2,8%) e os serviços (3,0%) cresceram no período, enquanto a agropecuária (-3,0%) recuou.
banco pan numero
emprestimo bpc loas voltou
site banco pan financiamento
como funciona o crédito consignado
antecipação fgts pan
agora crédito
redução de parcela emprestimo
pan consignado telefone