Um grupo de 11 agências reguladoras federais se uniu para divulgar nesta terça-feira (4 de junho de 2024) uma nota conjunta criticando o corte de 20% no orçamento do governo federal. Segundo o texto, o corte poderá inviabilizar a realização de ações necessárias à “boa regulamentação” nas respectivas áreas de atuação.
As agências afirmaram que, juntas, arrecadam mais de R$ 130 milhões por ano, enquanto o orçamento previsto para 2024 girava em torno de R$ 5 bilhões – valor já considerado insuficiente pelo grupo. No entanto, representantes da agência disseram que ficaram “surpresos” com o corte.
“Atualmente, a realidade vivida pelas agências coloca em risco todos os desenvolvimentos ocorridos ao longo dos anos, dada a crítica situação orçamental e de pessoal que enfrentam”, refere o documento. Aqui está o texto completo (PDF – 159 kB).
Além disso, declararam que mais de 65% dos cargos das agências estão vagos devido a aposentadorias, demissões e falecimentos de funcionários. O grupo disse que o número de vagas autorizadas para a competição não chega nem à metade.
“Sem regulação não há justiça social, não há bem-estar dos indivíduos, não há equilíbrio nas relações económicas, não há desenvolvimento de infraestruturas ou prestação adequada de serviços públicos. A sociedade precisa de uma regulação técnica, forte e ativa para não perder tantas conquistas trazidas pela regulação”, declararam as agências, que não citaram o motivo do corte orçamentário.
A carta foi assinada por órgãos como Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Leia a lista completa de agências que assinam a nota abaixo:
- ANA (Agência Nacional de Águas);
- Ancine (Agência Nacional de Cinema);
- Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica);
- ANM (Agência Nacional de Mineração);
- ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis);
- ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar);
- Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações);
- Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários);
- ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres); Isso é
- Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Ó Poder360 procurou o Ministério do Planejamento e Orçamento para comentar a pontuação e informar o motivo do corte, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto para manifestações.
consignado público
bmg med
emprestimo pessoal servidor publico
tabela empréstimo consignado
juro empréstimo consignado
banco bmg mais próximo
valor emprestimo consignado
help bmg telefone
calcular empréstimo consignado