Fiona Harvey, a escocesa que se apresentava como a “verdadeira Martha” retratada na série “Baby Reindeer”, entrou com um processo por difamação de US$ 170 milhões contra a Netflix – cerca de R$ 893 milhões na cotação atual do dólar. No texto, ela menciona que foi caluniada “em magnitude e escala sem precedentes”.
O início do documento compartilhado pelo The Wrap começa com a frase “esta é uma história verdadeira”, assim como todos os episódios do programa. No entanto, ele prossegue dizendo que a declaração na tela é a “maior mentira da história da televisão”.
A acusação continua: “É uma mentira contada pela Netflix e pelo criador do programa, Richard Gadd, por ganância e desejo de fama.”. O texto menciona ainda que Richard Gadd e a plataforma de streaming tentaram “destruir cruelmente” a vida de Fiona, que é “uma mulher inocente” que foi difamada “numa magnitude e escala sem precedentes”. No entanto, Gadd, que baseou o programa de sucesso em suas próprias experiências de perseguição, não está sendo formalmente acusado.
Na série, Martha, interpretada por Jessica Gunning, fica obcecada pelo personagem de Gadd, Donny, e se torna sua perseguidora. Ela então envia milhares de e-mails e mensagens de texto, chegando ao ponto de cometer abuso sexual e agressão física. A personagem acaba sendo presa por seus crimes, detalhe que Fiona afirma ser mentira.
Para os advogados, a Netflix não fez “literalmente nada” para investigar a história de Gadd e, assim, cometeu “uma deturpação gravíssima dos fatos”. Citando o comportamento de Donny na série, ela também critica Gadd como um “usuário auto-admitido de crack, metanfetamina e heroína” que mentiu para a polícia sobre seu contato com ela.
Fiona finaliza afirmando que sua “vida foi arruinada” devido à “má conduta e conduta completamente imprudente” de Gadd e que ele e a Netflix “destruíram sua reputação, seu caráter e sua vida”. O texto conclui que “é razoavelmente entendido que a verdadeira Martha fez todas essas coisas monstruosas porque a Netflix e Gadd afirmaram que isso era verdade”. Até agora, nem Gadd nem a Netflix comentaram.
Fenômeno mundial
“Baby Reindeer” gira em torno das experiências de Richard Gadd, que foi perseguido por uma mulher durante quatro anos. Na época, o artista recebeu 41.071 e-mails, 350 horas de mensagens de voz, 744 tweets, 46 mensagens no Facebook e 106 páginas de cartas. Saiba mais sobre a história aqui.
Com sete episódios, a produção desponta como o novo fenômeno do streaming, com 65 milhões de visualizações desde sua estreia, em 11 de abril. Assista ao trailer abaixo:
Siga-a Hugo Gloss no Google Notícias e acompanhe nossos destaques
consiga mais telefone
0800 bmg
banco para fazer emprestimo
banco bmg são paulo
empréstimo para idoso acima de 80 anos
banco emp
cartao consignado banco bmg
melhores taxas empréstimo consignado
correspondente banco bmg