Além de permitir que o organismo se defenda de infecções e evite casos graves de diversas doenças transmissíveis, a vacinação, quando realizada em larga escala, reduz a circulação geral de vírus e bactérias. Popularmente conhecido como imunidade coletiva ou imunidade de rebanho, o cenário beneficia, portanto, até mesmo quem não recebeu a dose.
No Dia Nacional da Imunização, comemorado neste domingo (9), o Instituto Butantan destaca que a proposta é reforçar não só o impacto individual das vacinas, mas também o coletivo. Diante de uma população amplamente imunizada, os vírus e bactérias não encontram portas abertas para entrar no organismo e continuam a se replicar, reduzindo seu poder de transmissão.
“É por isso que a defesa invisível que cada indivíduo imunizado carrega ajuda a proteger outras pessoas em suas vidas que, talvez, não possam ser vacinadas – no caso das gestantes; aqueles com alergias e outras comorbidades, como doenças neurológicas; e até recém-nascidos, dependendo do tipo de vacina”, destacou o Instituto Butantan.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a vacinação contra 14 doenças transmissíveis, incluindo difteria, hepatite B, sarampo, tosse convulsa, poliomielite e febre amarela, salvou 154 milhões de vidas e reduziu o número de mortes infantis em 40% em cerca de mundo nos últimos 50 anos.
Caso de sucesso
O Butantan considera um exemplo de sucesso o caso da varíola, que se tornou a primeira doença transmissível erradicada do planeta. “O esforço global liderado pela OMS, iniciado no final da década de 1960, durou mais de uma década e contou com o empenho de milhares de profissionais de saúde, que foram responsáveis pela administração de mais de meio bilhão de vacinas durante o período.”
Causado por Poxvírus varíola, a doença causa um quadro infeccioso grave que se caracteriza pela formação de erupções cutâneas. A doença matou mais de 300 milhões de pessoas ao longo dos 80 anos em que esteve ativa.
Programa de imunização
Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza, gratuitamente, 48 imunobiológicos, sendo 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas.
Segundo o Ministério da Saúde, existem doses destinadas a todas as faixas etárias, além de campanhas anuais de atualização da carteira vacinal.
“As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico para proteger a pessoa contra doenças evitáveis por vacinação. Quando adotados como estratégia de saúde pública, são considerados um dos melhores investimentos em saúde pelo custo-benefício”, avaliou o ministério.
No Brasil, o Calendário Nacional de Vacinação inclui não apenas crianças, mas adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. No total, 19 vacinas estão disponíveis na rotina de imunização. O calendário completo pode ser acessado aqui.
taxas de empréstimo consignado
emprestimo para servidor publico contratado
calculadora emprestimo consignado
antecipar 13 bmg
aposentado pode fazer emprestimo
número de telefone bmg
emprestimo para funcionario publico
calcular emprestimo consignado
endereço do banco bmg