Por Patrícia Vilas Boas
SÃO PAULO (Reuters) – O Google informou nesta terça-feira que o Brasil será o primeiro país a testar um recurso antifurto para celulares Android que usa inteligência artificial para identificar quando um celular é roubado e bloquear a tela do aparelho.
Numa fase inicial, serão disponibilizados três tipos de bloqueio ao dispositivo móvel. Na primeira, o Google, com a ajuda da IA, bloqueia a tela do aparelho ao detectar um “movimento comum associado a roubo”.
O segundo recurso permite bloquear a tela do seu dispositivo remotamente, simplesmente digitando seu número de telefone e completando um desafio de segurança em outro dispositivo.
O último recurso envolve a possibilidade de bloquear automaticamente a tela do celular Android caso o aparelho fique sem acesso à internet por longos períodos.
“É comum que celulares roubados sejam desconectados da internet para evitar serem localizados ou bloqueados”, disse o Google, da Alphabet (NASDAQ:) em nota durante o evento Google for Brazil 2024.
Os recursos poderão ser habilitados por usuários de celulares Android versão 10 ou superior a partir de julho, segundo a empresa.
O número de celulares roubados ou furtados no Brasil ficou perto de 1 milhão em 2022, crescimento anual de 16,6%, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023.
Em dezembro de 2023, o governo lançou o Celular Seguro, aplicativo que permite denunciar ocorrências de roubo ou furto e bloquear o acesso ao seu celular por meio do aparelho de uma pessoa de confiança.
No mês passado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a iniciativa atingiu a marca de 50 mil alertas de bloqueio, com cerca de 2 milhões de cidadãos cadastrados em todo o país. O aplicativo recebeu atualizações em abril deste ano.
LANÇAMENTOS
O Google também anunciou nesta terça-feira a ampliação dos alertas de enchentes fluviais, em parceria com o Serviço Geológico Brasileiro (SGB) e a Agência Nacional de Águas (ANA), de 80 para 300 pontos no Brasil.
A ferramenta usa IA para fornecer informações sobre previsões de enchentes ribeirinhas. Os locais incluem os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Amazonas, entre outros.
Outra novidade foi a disponibilização no país da ferramenta “Privacidade em resultados sobre você”, que facilita a remoção de informações pessoais dos resultados de busca do Google.
Com o recurso, será possível solicitar a remoção de resultados que contenham informações de contato, e, até dezembro, o Google planeja disponibilizar uma versão estendida que inclui a remoção de documentos oficiais de identificação como CPF, passaporte e carteira de habilitação.
Na esteira dos anúncios, a empresa também anunciou que contratará “centenas” de novos funcionários com a inauguração de um novo centro de engenharia no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, prevista para 2026. A empresa não o fez. revelar o valor estimado do investimento.
“Ainda neste ano, o Google iniciará os trabalhos de adequação do espaço que receberá parte dos profissionais contratados”, afirmou o Google.
emprestimo sem margem inss
emprestimo onde fazer
empréstimos auxílio
taxa para emprestimo consignado
contratar empréstimo
empréstimos mais baratos
empréstimo pessoal pensionista
comparar empréstimo
empréstimo cnpj novo
crédito consignado simulação
como fazer consignado