Por Michael S. Derby e David Lawder
NOVA YORK/WASHINGTON (Reuters) – A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse nesta quinta-feira que os investimentos públicos dos EUA que atraem capital privado são cruciais para promover o crescimento sustentável e inclusivo no longo prazo, mas alertou que o modelo chinês de maciços subsídios industriais estatais é inaceitável para o mundo.
Yellen disse em comentários ao Clube Económico de Nova Iorque que o tradicional modelo económico republicano do lado da oferta depende demasiado de cortes de impostos para estimular o investimento e não conseguiu beneficiar um número suficiente de trabalhadores.
O discurso de Yellen foi uma espécie de réplica à apresentação que o candidato presidencial republicano Donald Trump fez sobre a sua visão económica aos principais CEO dos EUA em Washington, na qual enfatizou a redução de impostos para as empresas e a redução da regulação empresarial, segundo o seu conselheiro económico, Stephen Moore. .
“Aprendemos com a experiência que um planeamento central pesado através de imposição governamental não é uma estratégia económica sustentável”, disse Yellen. “Mas a economia tradicional do lado da oferta também não o é, que ignora a importância das infra-estruturas públicas, da educação e da formação da mão-de-obra, e da investigação básica apoiada pelo governo.”
Os cortes de impostos para os ricos e a desregulamentação não alimentaram “o crescimento e a prosperidade da nação como um todo”, acrescentou.
“Tornou-se claro para o presidente Biden e para mim que a nossa estratégia económica não pode ser impulsionada apenas pelo sector público ou privado”, disse ela. A doutrina que ela chama de “economia moderna do lado da oferta” apela a intervenções públicas para “criar um ambiente favorável aos negócios e encorajar o investimento do sector privado”.
Yellen também procurou contrastar a abordagem de Biden com a da China, dizendo que os subsídios governamentais excessivos para sectores estratégicos alimentaram um excesso de capacidade de produção muito acima da fraca procura interna. Uma enxurrada de exportações resultante deste investimento excessivo ameaça agora empregos em todo o mundo e está a conduzir a novas barreiras comerciais nos EUA e noutros países.
“Se a China continuar neste caminho, temo que as suas políticas possam interferir significativamente nos nossos esforços para construir uma relação económica saudável”, disse Yellen.
consignado bpc loas
telefone do siape
bxblue é confiavel
o que significa bl no whatsapp
simulador do picpay
siape telefone
minha conta bk bank
simuladores de emprestimos consignados
imagens de empréstimo
noverde telefone
simulação de empréstimo para aposentado
empréstimo para negativados em curitiba
bpc emprestimos