Os novos empréstimos bancários da China em Maio registaram um aumento menor do que o esperado, com alguns indicadores monetários chave a atingir mínimos históricos, indicando desafios contínuos na recuperação económica do país. O Banco Popular da China (PBOC) disse que os bancos chineses concederam 950 bilhões de yuans (US$ 130,93 bilhões) em novos empréstimos em yuans em maio, acima dos 730 bilhões de yuans em abril. Ainda assim, ficou abaixo dos 1,255 trilhão de yuans previstos pelos analistas.
O BPC não forneceu uma discriminação mensal, mas os números de Maio foram deduzidos dos dados de Janeiro-Maio do banco em comparação com o período de Janeiro-Abril. De janeiro a maio, os novos empréstimos totalizaram 11,14 trilhões de yuans, em comparação com 10,19 trilhões de yuans nos primeiros quatro meses do ano.
Apesar do compromisso do banco central em apoiar a economia e combater as pressões deflacionistas, permanece cauteloso quanto ao risco de liquidez excessiva no sistema bancário à medida que a procura de crédito diminui. O PBOC supostamente encorajou alguns bancos a aumentarem os empréstimos devido a preocupações de rentabilidade.
A meta de crescimento económico da China para 2024 é de aproximadamente 5%, mas a economia está a ser prejudicada pela fraca procura e por uma queda prolongada no sector imobiliário, levando a cortes previstos nas taxas de juro e reduções nas reservas obrigatórias bancárias. Num esforço para impulsionar o mercado imobiliário, a China introduziu medidas em Maio, incluindo um mecanismo de reempréstimo de 300 mil milhões de yuans para ajudar as empresas estatais a comprar apartamentos não vendidos para habitação a preços acessíveis.
A oferta monetária ampla M2 cresceu apenas 7,0% em relação ao ano anterior em maio, o nível mais baixo já registrado e abaixo do crescimento projetado de 7,2%. A massa monetária M1 registou a maior queda homóloga alguma vez registada, com uma diminuição de 4,2%. O crédito cresceu 9,3% em termos homólogos, face a um aumento de 9,6% em Abril, ficando aquém do crescimento esperado de 9,5%.
O financiamento social total (TSF), uma medida abrangente de crédito e liquidez na economia, viu o seu crescimento anual melhorar ligeiramente para 8,4% em Maio, face a um mínimo histórico de 8,3% em Abril. Em Maio, a TSF aumentou 2,07 biliões de yuans, após uma contracção invulgar em Abril. Isto também ficou abaixo da previsão de 2,2 trilhões de yuans. A taxa de câmbio na época era de 7,2558 yuans por US$ 1.
A Reuters contribuiu para este artigo.
Esta notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informações, consulte nossos Termos de Uso.
consignado bpc loas
telefone do siape
bxblue é confiavel
o que significa bl no whatsapp
simulador do picpay
siape telefone
minha conta bk bank
simuladores de emprestimos consignados
imagens de empréstimo
noverde telefone
simulação de empréstimo para aposentado
empréstimo para negativados em curitiba
bpc emprestimos